Estou fora do Eixo.

19 de Dezembro de 2011


Boa tarde moçada!
Ontem fiz uma nota no Facebook e resolvi deixar registrada aqui no blog do Queijo também.



Vi algumas críticas sobre o texto escolhido por Kaquinho Big dog para a final do Quem Chega lá do Domingão do Faustão. Muitos disseram que estava aquém do que ele costuma apresentar. Tava aqui refletindo  e acho que entendo o porquê dele ter feito o material que você confere clicando aqui.
                                                                   Créditos Foto: Globo.com


É o segundo ano que Kaquinho vai para a final de um dos maiores, quiçá, do maior concurso de humor do Brasil. Acredito que ele quis demonstrar um ponto que acho importante. É possível fazer texto autoral. É possível apresentar ao público brasileiro um humor que fuja do óbvio. Pode parecer uma utopia mas se mais humoristas fizerem como Kaquinho Big Dog e não tiverem medo de expor material mais rebuscado em algum momento o telespectador vai se interessar.


Pode parecer uma defesa a um amigo de trabalho daqui de Belo Horizonte. Deixo claro que não é. Kaquinho Big Dog não precisa de defensores tampouco consolo. Ele tem anos de estrada e experiência. O prêmio de cinquenta mil reais é muito dinheiro? Sim, é. Mas mostrar um texto autoral em rede nacional não tem preço.


Ele mostrou para o Brasil a arte de fazer humor do mineiro. Pediu licença aos brasileiros para mostrar um pouco sobre a nossa história, sobre Guimarães Rosa. Mostrou de forma brejeira nosso sotaque e nossa delicadeza ao conversar com a platéia. Não estou dizendo que as outras formas de humor apresentadas não foram válidas. Muito pelo contrário. Também sou da turma que acredita na máxima “O humor bom é o humor que faz rir”. Mas também sou da turma que acredita que o humor pode ser utilizado como forma de reflexão, resgate e observância da cultura. 


Para mim é uma alegria ver que o humor feito fora do eixo Rio-São Paulo está mais que consagrado para o Brasil. Prova disso é o mineiríssimo Thiago Carmona que teve 100% de aproveitamento em 2011. Participou de três concursos nacionais e levou todos! 

                                                               Crédito foto: Danilo Souza/R7



Ontem também foi ao ar a final da Maratona do Humor do programa Tudo é Possível e o time rosa que tinha dois integrantes mineiros- o já citado Thiago Carmona e Bruno Berg reafirmaram em rede nacional que o regionalismo é belo, é inteligente e respeita o público. 


A Record acertadamente fez a casadinha comédia stand-up e Improviso para o quadro e todos os participantes (de várias regiões do país) fizeram do programa um belíssimo laboratório para criar um formato que fala a língua do telespectador.


Foi nítida a dedicação, evolução e entrosamento dos humoristas. Além da concepção do quadro.E o resultado disso foi a resposta positiva da crítica, público e grande audiência durante toda a Maratona.



Diz o ditado popular que santo de casa não faz milagre. Pode até ser que não. Mas uma coisa é certa. Os humoristas mineiros nesse domingo me deixaram em estado de graça!

  
Assistam na íntegra a final da Maratona do Humor:


beijos e uais!

Nenhum comentário: